24.1.07

Kamikases???



A Sony, ao entrar no mercado com seu PSONE foi brilhante o suficiênte, pra dominar o mercado e se colocar em uma posição confortável, tão confortável que lançou o Playstation 2 que, mesmo tendo defeitos e sendo chato de programar, dobrou o mercado a seu favor, afinal de contas, a Microsoft colocou o Xbox pra brigar quando o PS2 já era lider.
Na nova geração a coisa se inverteu, a Microsoft lançou seu Xbox 360 a mais de 1 ano, tem (no momento) 10 milhões de unidades vendidas, usa Direct X já tão conhecido das produtoras do jogos e hardware muito parecido a de um PC comum (ou melhor, um Mac), tudo isso colabora no preço final e também na facilidade e agilidade da produção de jogos.
Infelizmente a Sony pensou que continuaria sozinha nessa área, o velho pensamento de "o que eu fizer, eles compram" não funcionou dessa vez, realmente o PS3 é fantástico, um video-game tão potente que, não só é um video-game, como também um player de Blu-Ray (a mídia que a Sony tenta empurrar goela abaixo), e pode servir como um PC normal, instalando um outro sistema operacional e espetando um mouse e teclado USB (o LINUX já roda normalmente nele).
Só que, o fracasso (se acontecer) talvez venha exatamente pelo excesso de inovação, colocando um processador novo com 7 núcleos a Sony criou uma dificuldade de programar jogos que tem afugentando as produtoras, soma-se a isso o Blu-Ray, que aumentou consideravelmente o preço do PS3, enquanto isso, a Microsoft foi muito esperta e deixou o HD-DVD (o padrão que ela defende) num aparelho que pode ser ligado a parte no Xbox 360, ou seja, só compra quem vai usar mesmo, diferente do PS3 que você é obrigado a levar (e pagar) mesmo que não use.
A Sony vetou o uso do Blu-Ray para filmes adultos (pornô mesmo!), e com o HD-DVD recebendo um upgrade e indo de 30 GB de capacidade, pra, 51 GB (1 GB a mais que o Blu-Ray), a Sony já procura um espacinho na sua galeria de fracassos (Betamax é dela, MD também, o disquinho do PSP também...) pro Blu-Ray.
Mesmo com tudo isso, o PS3 já vendeu mais que o PS2 no mesmo período, mas com o Japão sendo o grande motivo desse sucesso, vamos ver como fica nos próximos mêses.
Pra não dizer que tô sendo carrasco do PS3, um vídeo com 16 minutos, mas que vale cada segundo e vai fazer você (como eu) dizer:
Quero o meu PS3 mesmo assim!!!!

Nenhum comentário: